13 de fev. de 2010

SANTA CRUZ NO PASSO DO COMPASSO

CARNAVAL MARAVILHOSO

Dando início a série Carnaval Maravilhoso, trago em destaque o samba-enredo da Acadêmicos de Santa Cruz, tradicional escola do bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, traz para o desfile na Sapucaí o samba-enredo "Nos Passos do Compasso" e será a 9ª escola a desfilar no total de 12 agremiações do Grupo de Acesso A, grupo de base do qual o vencedor ingressa no próximo ano para o Grupo Especial, grupo das grandes e famosas escolas de samba do Rio de Janeiro. Estarei aqui assistindo o desfile da minha querida Santa Cruz e torcendo para que neste ano a mesma consiga o título e ingresse no grupo Especial para o ano que vem. Vejam abaixo mais informações sobre este interessante samba-enredo que a escola traz este ano:

NOS PASSOS DO COMPASSO
Rosele Jorge Nicolau Coutinho

A dança e a música são as primeiras formas de expressão do homem. É o reflexo da alma, da alegria e da liberdade. Apesar das diferentes origens históricas, culturais e sociais, estas duas manifestações artísticas indissociáveis são comuns a todos os povos e culturas.

A música e a dança têm papel fundamental na História, pois despertam emoções, amenizam as desigualdades sociais e promovem a união entre os povos.

A música e a dança eram linguagens mágicas do homem na sua inovação aos deuses, aos espíritos e as forças da natureza.
Os gregos estabeleceram as bases para a cultura do Ocidente. A própria palavra música nasceu na Grécia, onde MOUSIKÊ significa "A Arte das Musas", abrangendo também a dança e a poesia.
O medo dos fenômenos naturais, a necessidade de defesa, a ânsia de comunicação, provavelmente levaram o homem primitivo a emitir sons em forma ritmada e a movimentar-se em resposta a sentimentos de alegria, vida, terror, morte, vitórias e derrotas.

A música e a dança nasceram com a natureza, ao considerarmos que seus elementos formais - o som e o ritmo - fazem parte do universo e da estrutura humana.
Nos salões dos castelos a dança e a música se desenvolveram com o colorido das máscaras e vestes suntuosas.

Com o passar do tempo, essas expressões culturais ganharam as ruas e tornaram artes acessíveis a todos os segmentos da sociedade. Novos ritmos e coreografias foram surgindo, desenhando bailados e sinfonias que encantam os homens.

E é desta forma alegre que o G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz se sente honrado em apresentar no carnaval de 2010 o enredo, "Nos Passos do Compasso" que retrata duas artes magníficas e que embelezam e toca as almas em lindas sinfonias: o coração dos seres humanos.

NOS PASSOS DO COMPASSO
G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz

(Doutor, Ditão, Bolão, Macumbinha, Fernando de Lima)

Vem dançar
De verde e branco neste palco universal

Vem de lá

Da Grécia antiga esta riqueza cultural

Divindades encantou

Lá nos castelos mascarados nos salões

Dançarinos a bailar

Pra comemorar novas emoções


(bis)
Há romantismo no ar

Balés ao som da canção

Uma caixinha de música

Ditando ritmos ao coração

Meu folclore é rico

Sou brasileiro quero é festejar

Banda nos coretos

A luz da lua que nos faz sonhar

Visto a fantasia

Não me segura que hoje é carnaval
Vem Pierrô, pra Colombina não te ver chorar

Os baluartes vão passar

Quero te ouvir cantar


(bis)
Hoje quem faz a festa?
É Santa Cruz!
Oh bateria teu suingue nos conduz
Nossas estrelas no céu estão a bailar

Nos passos do compasso a nos guiar

Nenhum comentário: